Cotidiano

Molon tenta usar debate como impulso no último dia

2016 942434460-201610011230387707.jpg_20161001.jpgRIO ? “Você assistiu ao debate na quinta?” A pergunta foi repetida por Alessandro Molon a vários eleitores durante caminhada na feira do Bairro de Fátima, na região central do Rio. No último ato de campanha do primeiro turno, o candidato a prefeito pela Rede tentava surfar no desempenho do debate da TV Globo, que considerou positivo. Eleições Rio

? Senti que o clima virou. Isso não vai aparecer na última pesquisa (do Ibope, que será divulgada na noite deste sábado), porque ela foi feita ao longo da semana, e não depois do debate. Sempre disse que a campanha só se resolveria nos últimos dois dias ? afirmou Molon, que oscilou entre 1% e 2% das intenções de voto ao longo da campanha, a quase dez pontos percentuais do segundo turno.

A estratégia de Molon não se resumia a lembrar os eleitores do próprio desempenho. Quando avistou uma barraca que vendia melancias, o candidato da Rede sorriu e posou para fotos. Ele lembrou uma provocação disparada por Flávio Bolso não (PSC) no debate da TV Record, no último domingo, que chamou Molon de “candidato melancia” (“verde por fora, vermelho por dentro”), referindo-se à saída do PT e a entrada na Rede Sustentabilidade.

? Mantive uma postura de evitar ataques, e acho que os adversários me respeitaram também. Houve um ou outro caso em que fui provocado, mas até isso acaba virando piada e ajuda a gente quando estamos do lado certo ? comentou Molon, que já havia publicado foto segurando uma melancia, no dia seguinte ao debate.

Ao fim da caminhada, Molon encontrou correligionários de Jandira Feghali (PCdoB) que também panfletavam na feira de Fátima, e os cumprimentou de forma amistosa. As chapas de Molon, Jandira e Marcelo Freixo (PSOL) firmaram um pacto de não agressão e de apoio em um eventual segundo turno com apenas uma das chapas na disputa.

? O debate (da TV Globo) deixou claro que não sou um candidato de atacar os outros, e sim de apresentar minhas propostas. Quanto ao segundo turno, não quero traçar previsões antes de se abrirem as urnas. Vamos aguardar. Estou confiante de que posso chegar lá. Crivella deve ir para o segundo turno, mas entre as outras sete candidaturas está tudo em aberto.

Viu alguma irregularidade na campanha? Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp Eleições 2016 do GLOBO: (21) 99999-9114