Cotidiano

Moisés quer equipe enxuta e eficiente

Professor Moisés é do PSD e foi eleito por coligação formada também pelo PSC, PSL, DEM, PPL e PSB

Catanduvas – Eleito com a maior votação da história do município (4.386, 3.247 a mais que o segundo colocado), Moisés Aparecido de Souza assumirá a Prefeitura de Catanduvas a partir de 1º de janeiro de 2017 em lugar de Noemi Moura. Agricultor, professor de Educação Física e árbitro de futebol, Moisés tem 45 anos, é casado e pai de três filhas. Um dos compromissos do prefeito eleito é de gerar a administração pública com uma equipe enxuta e eficiente.

Professor Moisés é do PSD e foi eleito por coligação formada também pelo PSC, PSL, DEM, PPL e PSB. O vice-prefeito eleito é Carlos dos Santos, do PSC. Natural de Ibiracema, distrito de Catanduvas, Moisés cumpriu seu primeiro mandato, de vereador, de 2004 a 2008. Ele chegou a presidente da Câmara na gestão de Aldoir Bernart ocupou o cargo de prefeito interino por 56 dias.

A disputa a prefeito no último dia 2 foi a segunda a um cargo eletivo da história política de Moisés e o resultado, com diferença de mais de 3,2 mil votos para o segundo dos três candidatos à prefeitura, é considerado histórico. Catanduvas, município de 11 mil habitantes, costumou ter disputas acirradas ao longo de sua história de 60 anos. A exceção foi na anterior, quando Noemi, do PMDB, foi candidata única. Professor Moisés é um dos fundadores do PSD no município – ele migrou do PP.

Equipe

O prefeito eleito deverá anunciar os primeiros nomes do primeiro escalão no fim de dezembro. Será uma equipe reduzida, com apenas quatro secretários (saúde, educação, finanças e administração. Nos meses iniciais do mandato, a equipe deverá se manter assim e então, gradualmente, ganhará mais alguns nomes. Um dos critérios básicos das indicações, conforme Moisés, será o conhecimento específico na área. “Quero contar com a colaboração de técnicos, que contribuam para avanços consistentes ao município”, afirma.

A campanha do PSD e coligados foi feita sem dinheiro e sem promessa, condição que mais que credencia Moisés a promover mudanças na forma de condução da estrutura pública de Catanduvas. “A prioridade é bem atender a população. Por isso, vamos melhorar serviços essenciais, principalmente a saúde, que contará com programas, estruturas como a do pronto-atendimento e parcerias com hospitais da região”. A transparência será uma das marcas que o futuro gestor quer queixar como marca de sua passagem pela administração pública municipal.

Geração de empregos

Um dos maiores desafios dos futuros gestores públicos, segundo o Professor Moisés, prefeito eleito de Catanduvas, será vencer os resquícios de uma crise séria, estimular e fortalecer o setor produtivo e gerar novos empregos. “Vamos estudar formas de criar um conjunto de medidas de incentivo às empresas, começando pelas locais que precisam e querem ampliar sua produção e sua estrutura física”.

Empresas de fora e que queiram investir no município também serão bem-vindas, conforme o prefeito eleito. Estão entre as metas centrais do governo de Moisés fortalecer a agricultura e promover ações com foco na infraestrutura rural, principalmente com a conservação e a manutenção de estradas. Mesmo com tantas atribuições (professor, árbitro e agricultor), o gestor informa que sua dedicação será integração à prefeitura a partir de 1º de janeiro.