Cotidiano

Moisés, Angelin e Itacir no páreo em Catanduvas

A sucessão da prefeita Noemi Moura (PMDB) conta com três postulantes em Catanduvas

Catanduvas – A sucessão da prefeita Noemi Moura (PMDB) conta com três postulantes em Catanduvas. Moisés Aparecido de Souza, Angelin Zanardi e Itacir Lara já estão em campanha de olho no mais importante cargo eletivo do município. Com 11 mil habitantes, Catanduvas está a 50 quilômetros de Cascavel e tem a agricultura e a pecuária como principal fonte de empregos e de renda.

Morador antigo e líder experiente, Moisés concorre pelo PSD. A coligação Renovação e trabalho é formada ainda pelo PSC, PSL, DEM, PPL e PSB. Ele é professor e tem atuação também nas áreas do esporte e agricultura. Moisés já ocupou cargos públicos e conhece bem a realidade e as principais virtudes e também urgências do município. Um dos desafios, caso eleito em 2 de outubro, será contribuir para o fortalecimento econômico tanto da cidade como do interior.

O vice de Moisés é o motorista Carlos dos Santos. Natural de Cascavel e com 45 anos, o candidato a prefeito entende que chegou a um estágio em sua carreira e na vida na qual poderá contribuir e muito com o presente e com o futuro de Catanduvas. Entre as áreas preferenciais do programa de governo dele estão investir em saúde, educação, geração de empregos e no fortalecimento de programas de atenção à área rural.

Natural de Iraí (RS), Angelin Zanardi disputa cargo público pela primeira vez. Morador de Catanduvas há 30 anos, ele é agricultor e empresário. “É uma experiência diferente e estou gostando. Na conversa com as pessoas percebe-se o quanto a administração pública é importante no cotidiano de uma comunidade de pequeno porte”. Viúvo, Zanardi tem quatro filhos, seis netos e uma bisneta. As áreas que ele considerará centrais em sua gestão, caso eleito, serão emprego, saúde e conservação de estradas.

Um dos desafios dos novos prefeitos, segundo Zanardi, será gerir com cautela e sem excessos. O vice dele é Jacir Burak, conhecido por Gringo. A coligação é formada pelo PSDB, PP, PR, PMDB e PDT. Como o PMDB da prefeita Noemi não lançou candidato, o empresário tucano afirma concorrer com o apoio da prefeita Noemi. “Estou animado e quero contribuir ainda mais com o desenvolvimento local”, afirma ele.

Habitações

Pros e PMB se coligaram para lançar o nome do agricultor e comerciante Itacir Lara à Prefeitura de Catanduvas. Ele nasceu em São João (PR) e mora no município do Oeste há 50 anos. Há 12 anos Itacir foi vereador e esta é a primeira vez que concorre a prefeito. “Conheço bem o município e sei que posso contribuir para fazer a diferença na nossa comunidade”, afirma ele, que tem como candidato a vice a Professora Tiana.

O programa de governo da coligação Pros e PMB é ampla, mas há duas áreas que Itacir considera fundamentais. São a construção de casas populares e a geração de empregos, tanto na cidade como no interior. “Sei que o dinheiro público, principalmente das prefeituras, está cada vez mais escasso. Por isso, gerir com cuidado e responsabilidade é outro dos compromissos que assumo”.