Cotidiano

Modernização do Detran abre ações da “Semana do Trânsito”

Curitiba – Mais educação, descentralização e modernização dos serviços. Com esse foco, o governador Ratinho Junior lançou ontem (20) uma série de ações para aumentar a agilidade e a eficiência do Detran-PR). A cerimônia, no Palácio Iguaçu, faz parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, e contou com a presença do secretário nacional de Transportes, Frederico de Moura Carneiro.

Entre as novidades, Ratinho Junior confirmou o lançamento de um novo portal do órgão; a parceria com autoescolas para realização de biometrias e captação de fotos; a criação do mascote Rod; e a implantação do projeto minicidade do Detran, o chamado Detranzinho – a primeira unidade começa a funcionar em dezembro, em Curitiba, na sede do departamento no bairro Tarumã.

“O Detran do Paraná é, indiscutivelmente, um dos mais modernos do País, mas seguimos sempre em busca de novas soluções para melhorar o trânsito das cidades paranaenses e também aperfeiçoar o serviço que é entregue à população. Ser mais moderno e inovador, esse é o compromisso da nossa gestão”, afirmou o governador.

“Não podemos brigar com a tecnologia. Ela está aí e precisa ser usada em busca de ações que possam diminuir a violência no trânsito e também garantir mais autonomia e capilaridade a um órgão tão procurado pela população como é o Detran-PR”, acrescentou.

 

Novo portal

O Detran lançou, também nesta segunda-feira, em parceria com a Celepar, um sistema integrado que traz melhorias nos serviços ofertados para o cidadão. Entre os aprimoramentos estão a criação de uma área autenticada para o usuário; novo sistema controlando todo o acesso aos serviços ofertados pelo órgão; informações personalizadas para o cidadão na área autenticada do portal; maior inteligência nos processos de serviços disponibilizados; ampliação dos serviços online; novo buscador com inteligência artificial; e novo sistema que concentra os acessos às informações e serviços advindos dos diversos meios disponíveis de atendimento do Detran-PR – entre as formas de autenticação estão o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), Facebook, Nota Paraná, Google e E-Protocolo.

“Vamos entregar informações personalizadas para quem acessar o novo portal. Ao se identificar, o usuário terá tudo o que precisa para agilizar o atendimento, gastando o mínimo de tempo possível. O agendamento para a renovação da carteira de habilitação, por exemplo, vai levar menos de cinco minutos”, explicou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

 

 

Robê Rod, o influenciador do Detran

Ainda como forma de influenciar as novas gerações, o robô Rod foi lançado com o objetivo de mostrar o lado mais moderno e tecnológico do Detran. Ele é especialista em trânsito e tem uma grande base de dados sobre acidentes e informações relevantes. O painel no seu rosto pode mudar de figura, trazendo elementos educativos de trânsito. As luzes do seu cinto, como em um semáforo, acendem de acordo com a mensagem que ele vai passar. Podendo ser uma mensagem educativa, de alerta ou um “Pare!” para atitudes proibidas no trânsito. O mascote também será usado como ferramenta educativa dentro do novo portal. “Educação, fiscalização e segurança para o trânsito. Eventos como esse aqui no Paraná reforçam a valorização do tema para o País”, disse o secretário nacional de Transportes, Frederico de Moura Carneiro.