Cotidiano

Modelo para Toledo

O modelo de robótica educacional que foi implantado em Cascavel pela Secretaria de Educação em parceria com a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na Escola Municipal Aloys João Mann atraiu a atenção da Secretaria Municipal de Educação de Toledo e, agora, numa parceria com a Fundetec, será implantado como projeto-piloto em duas escolas do município vizinho.

O convênio de cooperação técnica foi assinado ontem, durante a Escola de Governo, Gestão Eficiente implantada no início do ano pelo prefeito Leonaldo Paranhos.

Paranhos lembrou que Toledo sempre referencia Cascavel em várias iniciativas, por ser uma cidade organizada, e, agora, "ficamos felizes porque a nossa cidade também pode contribuir sendo modelo para a cidade vizinha, pois a robótica pode ajudar muito no aprendizado nas escolas. Com isso, Toledo e Cascavel andam juntas para melhorar o nosso Oeste do Paraná", comemorou o prefeito, que recepcionou para a assinatura do convênio com o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, a secretária de Educação de Toledo, Janice Salvador.

Replicado

De acordo com Janice, o projeto de Cascavel será replicado em parceria com a Fundetec, em uma escola do interior e em uma da zona urbana. "Nós, educadores, temos que buscar alternativas que permitam às nossas crianças potencializarem a sua capacidade e vimos nesta experiência de Cascavel aquilo que buscávamos. Então quando algo está dando certo, temos que nos alimentar nessas iniciativas", reforçou Janice

Visita

Recentemente, Janice visitou o laboratório da Escola Aloys, onde, por meio do projeto os alunos aprendem a construir robôs com kits de Robótica Educativa. Eles trabalham em duplas, dão nome aos projetos e têm a missão de resolver os problemas que surgem ao longo da atividade, também como objetivo da disciplina, visando ao desenvolvimento do potencial de liderança e iniciativa das crianças para o trabalho em equipe.