Cotidiano

Moção de Aplauso: Univel é homenageada pela Câmara de Vereadores de Cascavel

Moção de Aplauso, proposta pela vereadora Beth Leal, celebra os 26 anos da instituição

Moção de Aplauso: Univel é homenageada pela Câmara de Vereadores de Cascavel

O Centro Universitário Univel completa este mês 26 anos de existência. E para registrar a data, a Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou, com unanimidade entre os vereadores, uma Moção de Aplauso proposta pela vereadora Beth Leal. A sessão plenária ocorreu na manhã desta segunda-feira e foi repleta de depoimentos dos próprios vereadores sobre a importância da Univel para a cidade e região.

O vice-prefeito de Cascavel e Reitor Renato Silva prestigiou o evento e se emocionou com a homenagem. “Agradeço profundamente esta homenagem à Univel e todas as belas palavras dirigidas a nossa querida instituição e a mim”, afirmou Renato Silva. “Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos. Foram muitos e muitos anos de dedicação que, felizmente, deram e continuam dando muitos frutos. Aproveito para celebrar nesta mesma data o aniversário da minha querida esposa Ódina, que sempre esteve ao meu lado. Sem ela, nada disso seria possível”, concluiu.
Dayane Silva, uma das filhas de Renato Silva e também uma das mantenedoras da Instituição, também participou da ocasião. “Ficamos muito honrados com essa homenagem. É o reconhecimento da nossa busca constante pela excelência na área da educação. Temos uma equipe de gestores, professores e colaboradores dedicados e apaixonados pelo que fazem. E esse é o resultado”.

A vereadora proponente, Beth Leal, destacou a importância da Instituição para a cidade. “A Univel é a primeira instituição privada de ensino superior de Cascavel e é pioneira em muitos sentidos. É uma história construída com muita dedicação e perseverança. E essa Moção de Aplauso busca celebrar essa poderosa forma de transformação social que é a educação. A Univel começou em 26 de fevereiro de 1996 com apenas quatro cursos. Hoje são dezenas e já formou mais de 20 mil pessoas. Além disso, é a empresa que mais contribui com ISS [Imposto sobre Serviço] em Cascavel. Essa é uma demonstração do seu compromisso não só com a educação, mas também com o próprio município”.

O presidente da Câmara, o vereador Alécio Espínola, se formou em Jornalismo pela Univel e compartilhou sua experiência. “Poucos sabem da minha história, mas eu enfrentei traumas profundos na minha infância, com agressores na escola onde estudei, por isso sempre tive muita resistência em fazer um curso superior. Porém, reuni forças e fui para a Univel. Lá encontrei professores preparados que me acolheram como se soubessem da minha história. Lá eu descobri que podia fazer uma faculdade e que podia ser alguém na vida. Sou muito grato por esse tempo na instituição”.

O vereador Cidão da Telepar reconheceu o empenho de Renato Silva na criação e consolidação da Univel. “Parabéns, Renato, por provar para a cidade de Cascavel que era possível a criação de uma instituição de ensino superior na cidade. No início eu mesmo não acreditava, achava que não ia dar certo, mas o Renato mostrou que era possível. Hoje a Univel não é apenas uma referência para a cidade, mas para toda a região”.

“Quando penso em Univel, penso como um sinônimo de Educação. Minha saudação a todos os professores, colaborares e gestores da instituição”, registrou o vereador Pedro Sampaio. Já o vereador Edson Souza destacou que “a história da Univel se confunde com a própria história da cidade. E é motivo de orgulho para a nossa população”.  O vereador Policial Madril, por sua vez, lembrou de um dos projetos desenvolvidos pela instituição na região Norte da Cidade. “O projeto dentro do Centro da Juventude é louvável. Contribui com nossas crianças e adolescentes. Com projetos como esse, a Univel colabora com os bairros e com a população carente”.

A vereadora Professora Liliam destacou que um curso superior aumenta a qualidade de vida daquele que consegue entrar e concluir o curso, assim como de todos no seu entorno. Amplia o repertório cultural e a capacidade de interlocução. Também facilita o acesso à tecnologia e profissionaliza as formas de produção. Além disso, para ela, “A Univel é uma alegria para todos nós. É uma instituição que cumpre com seu papel na graduação, na pós-graduação e, sobretudo, na Extensão, que chega à comunidade, ou seja, a contribuição da Instituição ultrapassa os muros e vai ao encontro das pessoas que mais precisam”.

O vereador Sadi Kiesel lembrou de uma situação que vivenciou enquanto cursava Direito na Univel. “Lembro de uma ocasião em que fiquei por dois décimos em uma disciplina, ministrada pela professora Beth Leal. Fiz um apelo à professora e ela disse: ‘A Univel não mistura amizade com a educação’ e eu fiquei pelos dois décimos. Essa foi uma lição que ficou para minha vida. E a partir daí aprendi a respeitar ainda mais a instituição”.

O vereador Celso Dal Molin contou que sua filha passou no vestibular em outras instituições, mas que preferiu fazer o seu curso de Medicina Veterinária na Univel. “Ela passou inclusive em quarto lugar na UEPG [Universidade Estadual de Ponta Grossa], mas decidiu pela Univel. Isso mostra o respaldo que a instituição tem perante os próprios estudantes. Além disso, é admirável a quantidade de egressos que passam a ser colaboradores da Univel. Isso prova o quanto a Univel acredita nos profissionais que forma”.

O vereador Rômulo Quintino destacou que é difícil encontrar uma família que não tenha um membro ou algum conhecido que não tenha passado pela Instituição. “A Univel está no coração dos cascavelenses. Parabéns, Renato, pelo envolvimento e pelo engajamento de sempre”.

O vereador Sidney Mazutti se formou em Contabilidade na Univel. “A graduação transformou minha vida. E agora me sinto muito feliz, porque minha filha também está fazendo Contábeis na Univel”, conta ele. Além disso, ele ressalta que a instituição permite a muitas pessoas realizarem o sonho de estudar. “Na época tínhamos apenas a Unioeste e muitos cursos ofereciam poucas vagas. Muitos que não conseguiam passar no vestibular até desistiam de estudar. A Univel ampliou o número de vagas disponíveis em Cascavel e garantiu que muitos estudantes realizassem o sonho de se formar”.

O vereador Serginho ressaltou a quantidade de alunos e ex-alunos que ocupam posições importantes na sociedade. “São sonhos que se tornam realidade. Aqui mesmo na Câmara, muitos vereadores passaram pela instituição ou possuem familiares ou amigos que estudarão na Univel. E são centenas de alunos que se destacam no mercado de trabalho. Na minha equipe estão três ex-alunos da Univel. Então, Renato, parabéns por acreditar, desenvolver e investir na cidade”. O vereador professor Santello disse que se sente honrado em participar da homenagem. “A Univel sempre foi muito acessível, através do professor Nilton Ferreira [Diretor de Desenvolvimento], que sempre nos visitou no CEEP [Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto] e buscou nos ajudar. Me sinto honrado em participar dessa homenagem como vereador e educador”.

 

Por: Agência Experimental Integrada de Comunicação da Univel (Creare)