Esportes

Moçambicano passa aniversário em último na canoa dupla

RIO? Ser o último colocado em uma prova olímpica no dia do aniversário não parece o melhor dos presentes. Mas o moçambicano Mussa Chamaune, que completou 24 anos nesta sexta-feira, não deu muita bola para o resultado na canoa dupla 1000m (C2 1000m) ao lado do compatriota Joaquim Lobo. Os atletas de Moçambique fizeram o pior tempo geral na semifinal: 4:23:965 minutos, 45 segundos acima do melhor índice, alcançado pelos ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mishchuk. Isaquias 17-08

A simples participação na Olimpíada do Rio, porém, já foi histórica para Chamaune: na segunda-feira, quando competiu na bateria da canoa individual 1000m (C1 1000m), ele tornou-se o primeiro canoísta de Moçambique a competir nos Jogos Olímpicos. Naquela ocasião, terminou em penúltimo geral e foi o último colocado das duas baterias que disputou, mais de 1 minuto atrás dos líderes. Mas teve seu esforço aplaudido pela torcida. Assim como nesta sexta, quando foi bastante festejado pelas arquibancadas.

? É muito emocionante saber que o público brasileiro torce por nós. Quando as pessoas aplaudem para ti, isso dá uma vontade de querer continuar. É algo muito bom quando você lembra que as pessoas estão te apoiando. Elas estão contando comigo ? declarou Chamaune.

Nesta sexta-feira, os aplausos da torcida durante a chegada dos moçambicanos, muito depois de todos os outros barcos que enfrentaram, foram recebidos por Chamaune como uma mensagem de “parabéns” – pelo aniversário e pelo feito histórico de participar da Olimpíada.

? Acho que só estar aqui no Rio competindo já é um presente. Espero que nos próximos Jogos Olímpicos eu também receba um presente desse ? afirmou Chamaune, referindo-se, é claro, ao fato de participar dos Jogos, e não ao resultado.

A vinda de Chamaune na Rio-2016 passou diretamente por uma ajuda brasileira. Ele e seu companheiro de canoa dupla, Joaquim Lobo, de 27 anos, treinavam desde 2015 em um dos centros de treinamento da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em Curitiba. “Foi o período em que mais evoluímos”, define Lobo, o companheiro de Chamaune na canoa dupla, que ainda não sabe se a parceria continuará depois dos Jogos.

TREINAMENTO NO MAR

O convite a Lobo e Chamaune foi mais um capítulo do acordo de cooperação entre a CBCa e a federação moçambicana, iniciado em 2011. Naquele ano, Chamaune dava suas primeiras remadas em uma canoa. Natural de Maputo, a capital do Moçambique, o canoísta enfrentava desafios para treinar em seu país. Além da pouca tradição em canoagem, o único local disponível para treinamentos não era um lago, mas sim o mar. Com o excesso de ondas, era difícil manter o equilíbrio por muito tempo.

? Pratiquei alguns esportes antes, cheguei a ser escoteiro. Mas a canoagem me pareceu algo que combinava comigo. Não imaginava que chegaria a uma Olimpíada neste momento. Foi emocionante a rapidez com que isso chegou ? afirmou Chamaune.

Apesar do abismo para outros adversários, Chamaune frisa que os moçambicanos não caíram de para-quedas na Olimpíada. Ele e seu colega Joaquim Lobo venceram o pré-olímpíco da África, em abril deste ano, para conseguirem vaga na C2 1000m.

? Saio um pouco chateado porque ninguém gosta de ficar muito atrás ? admitiu Chamaune, com um sorriso tímido ? Tenho que treinar muito mais para Tóquio-2020, até porque os outros também vão treinar mais. Preciso aprimorar força, resistência e um pouco da técnica.