Educação

Moacir Dalmina Júnior é o novo mestre do colegiado de Arquitetura

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, Moacir Dalmina Júnior, apresentou na semana passada a dissertação de mestrado realizada no Programa em Engenharia de Energia na Agricultura da Unioeste. Com a orientação do professor Doutor, Jair Antonio Cruz Siqueira, ele teve o trabalho "Comparação de Projetos Arquitetônicos para Otimização de Eficiência Energética e Conforto Ambiental em Aviários de Frangos de Corte para o Oeste do Paraná" aprovado pela banca.

O trabalho visou desenvolver uma comparação simulada entre três modelos de projetos, para que através dessa análise seja possível avaliar o melhor modelo para ganho de eficiência energética em aviários de corte. Desta forma seria possível reduzir o custo de produção, através do aproveitamento da iluminação e ventilação naturais para um melhor conforto térmico. "Os resultados permitiram concluir que o modelo de aviário desenvolvido pelo autor proposto para o estudo foi 20,97% mais eficiente energeticamente que o modelo aberto convencional e 58,21% mais eficiente do que o modelo dark house, utilizado atualmente no mercado", explica Moacir.

Depois de concluída a caminhada para o mestrado, Moacir já pensa no doutorado. Para a conclusão, foi necessário dividir o tempo dos estudos com a docência e atuação em seu escritório, porém, garante que o esforço valeu a pena. "Estou muito feliz em cumprir mais essa etapa em minha vida. Com certeza tudo que o professor agrega de conhecimento será repassado aos acadêmicos, pois, quem escolhe a docência tem como missão dividir o que sabe com os seus alunos", encerra.