Cotidiano

Mitos e verdades sobre a saúde no inverno

Amado por alguns e odiado por outros, o inverno chega esta semana, precisamente às 7h07 do dia 21 de junho. Mas o frio começou bem antes no Paraná, com temperaturas abaixo de zero.

Desculpa para gulosos avançarem sobre as panelas e preguiçosos resistirem a sair da cama, o inverno também é tempo de redobrar os cuidados com a saúde e traz com ele muitas curiosidades, algumas que não passam de mito.

Confira o que a nutricionista Leila Fraga Tortelli e os médicos Juliana Sommer e Fabiano Barrionuevo dizem sobre os mitos e as verdades da estação mais fria do ano.

Banho gelado faz mal?

Pegar friagem não causa gripe nem resfriado. O mesmo acontece com o fato de tomar banho e beber algo gelado ou pisar descalço no chão. O que acontece é que um contraste térmico súbito reduz as defesas das vias áreas superiores, facilitando a entrada do vírus. Assim, a pessoa fica predisposta a pegar uma gripe ou um resfriado.

Banhos muito quentes fazem mal?

Cuide com os banhos quentes. Banhos com água quase fervente diminuem as proteções naturais da cútis, além de ressecá-la. O hábito pode causar prurido, deslanchar em descamações e até irritações mais graves. Mesmo quando estiver muito frio, não ultrapasse os 37ºC na regulagem do chuveiro. A escolha do sabonete é um fator importante: opte por neutros, ou pelos que contêm hidratante. Evite esponjas, que costumam aumentar a sensibilidade da cútis. As chuveiradas devem ser rápidas. E já que as temperaturas elevadas abrem os poros, aproveite para finalizar com um hidratante corporal, após o banho…

Tomar banho quente e sair no frio entorta a boca?

Quem nunca ouviu dizer que depois de um banho quente é preciso aguardar um pouco antes de sair de casa para não tomar friagem? Fique tranquilo, não há risco de sua boca ou rosto ficarem paralisados ou tortos por conta de uma corrente de ar. Entretanto, é bom ficar atento ao vento frio por outro motivo. A variação de temperatura pode provocar irritação nas mucosas, causando desconforto em algumas pessoas, como espirros, ardor na garganta e coriza, sintomas de hipersensibilidade (alergia) ao frio. Mas não confunda os sintomas com gripes e resfriados, que são ocasionados por vírus.

Por que sentimos muito frio nas extremidades do corpo?

Os vasos sanguíneos são mais finos nas mãos e nos pés. Por isso, quando está muito frio, eles se contraem, prejudicando a circulação do sangue na região.

O apetite aumenta?

Sim. No frio, o apetite aumenta. O corpo precisa de mais energia. Por isso ingerimos alimentos mais gordurosos para manter o corpo aquecido, como chocolate-quente, sopas e feijoadas. Mas há riscos de se ganhar uns quilos a mais. É bom manter uma atividade física para não se irritar quando subir na balança.

Dica: faça melhores escolhas na hora de comprar os alimentos. Prefira carnes com menos gordura. Na feijoada, evite colocar todos os ingredientes. No chocolate, use leite desnatado. Prepare sopa para toda a semana e congele as porções em potinhos. Batatas e aipim ajudam a engrossar o caldo da sopa.

Bebês sofrem mais?

Eles são mais suscetíveis a infecções respiratórias. Precisam estar com cabeça, mãos e pés cobertos, pois perdem mais calor que os adultos.

Há mais problemas respiratórios?

Sim. Além do frio, a umidade e a poluição contribuem para o aumento das infecções respiratórias. As doenças de inverno aproveitam a temperatura baixa e o ar seco para se alojar no organismo, especialmente em pessoas que sofrem de asma e bronquite crônica. Os sintomas podem evoluir de um simples resfriado para uma gripe, sinusite, dor de cabeça, febre, tosse com catarro e até falta de ar.

Tomar bebida alcoólica esquenta?

Sim, mas não se deve abusar. O que acontece é que, no inverno, o organismo contrai os vasos da pele, para que circule menos sangue, a fim de manter aquecidos os órgãos vitais (coração, pulmões etc). Com essa redução, baixa a temperatura da pele, deixando a pessoa com a sensação de frio. Quando tomamos uma bebida alcoólica, ela dilata os vasos periféricos, fazendo com que o sangue flua para a pele, dando a falsa impressão que estamos mais aquecidos. Porém, vale mais a pena se agasalhar bem, tomar uma sopa quente e apostar numa alimentação adequada e rica em vitamina C.