Cotidiano

Misterioso hexágono de Saturno muda de cor

saturno.jpg

RIO ? O misterioso hexágono que marca o polo norte de Saturno mudou de cor do azul para o dourado, entre novembro de 2012 e o mês passado, dizem cientistas da Nasa que exploram o sexto planeta do sistema solar desde 2004 com a sonda espacial Cassini. Acredita-se que a alteração, captada em imagens, esteja ligada a mudanças sazonais do corpo celeste, também famoso por seus anéis.

Em particular, a quantidade de luz solar que incide sobre os polos afeta a produção de partículas suspensas (aerosóis) na atmosfera. Para os pesquisadores, a novidade pode indicar que mais aerosóis estão sendo produzidos através de reações fotoquímicas e isso pode estar ligado ao fato de que o polo norte do planeta vai atingir seu solstício de verão maio 2017.

Eles acreditam que o hexágono poderia agir como uma barreira que impede a entrada de partículas de neblina produzida fora dele. Durante o longo inverno no planeta, ocorrido entre novembro de 1995 e agosto de 2009, a atmosfera do polo norte de Saturno foi afastada pelo gases produzidos.

A forma geométrica identificada há mais de três décadas a partir de fotografias tiradas pelas sondas Voyager 1 e 2 tem quase 25 mil quilômetros (o equivalente a duas Terras de largura). Trata-se, essencialmente, de um movimento de nuvens rotatórias provavelmente originado pelas grandes diferenças de velocidade dos ventos de Saturno, de acordo simulações digitais feitas pelos cientistas. Cassini foi despachada para Saturno em 1997 para aumentar o entendimento sobre os processos que nele operam, assim como em outros planetas gigantes.