Cotidiano

Missão da CNC na Argentina e ampliação do fluxo turístico

Missão da CNC na Argentina.jpgConsolidação do Mercosul, incremento do turismo e acordo de cooperação técnica entre as Federações ligadas à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Câmara Argentina do Comércio. Essa foi a pauta básica da Missão Empresarial da CNC ao país vizinho, um dos principais parceiros comerciais do Brasil, realizada de 14 a 17 de novembro.

Vídeo Missão da CNC na Argentina e ampliação do fluxo turísticoA chanceler argentina Susana Malcorra recebeu a delegação de empresários brasileiros da CNC para discutir o avanço na integração dos mercados dos dois países. ?No mundo complexo de hoje, ser capaz de mostrar nosso mercado integrado é fundamental?, afirmou Malcorra. ?Estamos convencidos de que o Mercosul é uma oportunidade desenvolvida pela metade?, considerou.

O acordo de cooperação entre as Federações do Comércio integradas à CNC e a Câmara Argentina de Comércio prevê a troca e o compartilhamento de informações, dados, estatísticas, experiências sobre políticas de investimentos, transferência de tecnologia e cooperação econômica como um todo. ?Temos que aproveitar o momento atual em que há convergência entre os dois governos para fomentar a atividade econômica regional?, afirmou Darci Piana, vice-presidente da CNC, presidente da Fecomércio Paraná e líder da missão.

Durante missão empresarial à Argentina, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, detalhou à chanceler Susana Malcorra a intenção de realizar um encontro da hotelaria sul-americana em Foz do Iguaçu, no primeiro semestre de 2017, reunindo hoteleiros brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios, para estudo das oportunidades passíveis de desenvolvimento conjunto.

O presidente do Cetur da CNC seguiu ainda uma agenda específica na missão técnica, com encontros com Aldo Elias, presidente da Asociación de Hoteles de Turismo de la República Argentina (AHTRA), e com Roberto Brunello, presidente da Federación Empresaria Hotelera Gastronómica de la República Argentina (FEHGRA).