Cotidiano

Missão cumprida

 

Os bons resultados obtidos com o DIS (Dispositivo Inteligente de Segurança), implantado no Território Cidadão do Bairro Interlagos, em Cascavel, possibilitam a expansão do projeto da Fundetec (Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Estrutura do mesmo formato também foi instalada no calçadão da cidade e há intenção de que o DIS seja levado a outros pontos. “Os trâmites necessários para a licitação são realizados, mas não é possível passar um prazo para as novas instalações enquanto o processo licitatório não for concluído”, afirma a Fundetec.

Os equipamentos que integram o programa Rua Segura são configurados com software ligado à Guarda Municipal e por meio de um botão, a população que se sentir ameaçada pode acionar imediatamente a equipe.

Cinco câmeras

Além disso, contam com cinco câmeras de segurança; quatro fixas e uma para captar imagens em 360 graus e com zoom de até 1.500 metros, além de identificador de placas de veículos.

“Os dispositivos estão cumprindo seu papel, que buscam aumentar a segurança, ao coibir as ações de marginais, aumentar o monitoramento, prevenir as infrações e ampliar opções para que a população possa comunicar estas ações”, ressalta a Fundetec.

Reportagem Romulo Grigoli

Foto: Aílton Santos

Legenda: Dispositivos possuem câmeras de segurança com zoom de até 1.500 metros