Cotidiano

Ministros viajam nesta semana para reunião do FMI nos EUA

BRASÍLIA – Os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Ilan Goldfajn (Banco Central) viajam esta semana para os Estados Unidos, onde vão participar da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), além de encontros com integrantes do G-20 e do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Fonte do governo brasileiro informou que, durante a reunião do FMI, os países integrantes do fundo deverão discutir a ampliação das cotas para enfrentar a crise econômica global.

? Há crescente consciência de que pode ser necessário aportar mais recursos ? disse a fonte.

Diante da crise, a reunião do FMI deverá incluir temas que eram tradicionalmente menos abordados em suas reuniões, como o aumento da desigualdade econômica e a queda na produtividade dos países. As reuniões do fundo deverão tratar das causas desses fenômenos e de políticas que poderão ser eficazes no combate a eles.

Os ministros devem embarcar amanhã para Washington, onde é a sede do FMI e onde Meirelles participa de um jantar com ministros do G-20. Entre quarta e quinta-feira, deverão ocorrer reuniões com o BRICS.

No sábado, ao fim das reuniões formais, o FMI deverá distribuir um comunicado oficial sobre os debates. Estão previstas reuniões bilaterais de Meirelles pelo menos com ministros de Reino Unido, França e Austrália.

Durante a viagem, as autoridades brasileiras deverão participar também de encontros com potenciais investidores na infraestrutura do país. Eles deverão apresentar e tirar dúvidas sobre o Projeto Crescer, de concessões e privatizações. Em Nova York, para onde a comitiva vai no fim da semana, devem se concentrar esses encontros com investidores e com o mercado financeiro.