Cotidiano

Ministros de Temer minimizam protestos no 7 de setembro

201609071335199271.jpgBRASÍLIA – Ministros do governo Michel Temer minimizaram na tarde desta quarta-feira os protestos ocorridos pela manhã no desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios. Segundo eles, são manifestações ?partidarizadas?. Para o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, trata-se de um ?resquício de inconformismo? com o impeachment, algo que já era esperado pelo governo.

7 de setembro

? Existe ainda um resquício de inconformismo, mas sob o ponto de vista legal e político, não se discute mais a legitimidade do governo. É uma demonstração muito tênue do que foi uma esperança antes de todo o processo de impeachment, que para nós é uma fase superada. Não se olha para trás ? disse Padilha ao GLOBO.

Segundo o ministro, somente nas ditaduras não há qualquer tipo de manifestação popular:

? É uma coisa normal, na democracia é assim. Com a paz do cemitério, só nas ditaduras. Já era esperado, a gente sabia que alguma coisa ia acontecer. Mas a gente governa para eles também, para que possam ter segurança, saúde, educação. Agora, visivelmente, esse manifestante é muito identificado politicamente, são as bandeiras dos partidos que fazem oposição ? afirmou Padilha.

Para o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o fato de parte dos manifestantes estarem no palanque de convidados do Palácio do Planalto para o evento mostra o caráter democrático do governo. Para Geddel, os manifestantes são representantes de partidos que fazem oposição ao governo.

? Achamos que faz parte da democracia. O governo viu como algo legítimo, com muita tranquilidade. Ter ocorrido em um palanque de convidados mostra a característica democrática do governo. É algo que merece respeito, mas que vem diminuindo cada vez mais. E dava para ver que eram militantes partidários ? afirmou ao GLOBO.

Protestos contra o governo foram registrados em todas as regiões do país.

Protestos de 7 de Setembro