Cotidiano

Ministros da zona do euro fecham acordo para novo empréstimo à Grécia

201605241128255071_AFP.jpg

BRUXELAS – Ministros das finanças da zona do euro que compõem o Eurogrupo fecharam nesta quarta-feira um acordo com a Grécia e o Fundo Monetário Internacional para desembolsar um empréstimo ? 10,3 bilhões ao governo grego, após aprovação das recentes reformas econômicas no país. O acordo atenderá os pedidos do governo grego pelo alívio da dívida.

grécia_2405? O Eurogrupo acordou um pacote de medidas, em fases e de maneira progressiva, sobre a dívida ? afirmou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem. ? Este é um momento importante no longo programa grego, um momento importante para todos nós, desde o verão passado, quando tivemos uma crise maior de confiança.

O FMI confirmou que participará do terceiro plano de resgate financeiro.

? O Fundo Monetário Internacional participará no programa, mas sob a condição de que as medidas envolvendo a dívida sejam sustentáveis ? afirmou Poul Thomsen, chefe da equipe do FMI na Grécia. ? Saudamos que todos os credores reconheçam que a dívida grega é insustentável.

Segundo o ministro da Economia da França, Michel Sapin, o acordo é um “ato de confiança na Grécia de hoje”. Sem detalhar os termos do trato, ele afirmou que o acordo era abrangente e cobria medidas de curto, médio e longo prazo sobre a dívida grega.

Os governos da zona do euro liderados pela Alemanha estavam resistindo a pedidos do FMI para um alívio da dívida da Grécia e estavam relutantes em ir além de um compromisso para reduzir no período de dois anos o fardo da dívida.