Cotidiano

Ministro visita Hospital Regional de Toledo

Toledo – O ministro da Saúde, Ricardo Barros, estará em Toledo nesta quinta-feira acompanhado do presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Kleber de Melo Morais, e de líderes políticos da região. Eles farão uma visita técnica ao Hospital Regional. “Vamos trazer a equipe da Ebserh para conhecer a estrutura do Hospital Regional, do curso de Medicina e estudar uma exceção na determinação do governo federal de não se fazer novos concursos. A Ebserh faria uma contratação, não um concurso, mas ainda assim isso implica em aumento de despesas com pessoal e a União não está podendo fazer isso por conta da crise fiscal e do teto de gastos públicos”.

A agenda do ministro na cidade começa às 14h no curso de Medicina da UFPR, que atualmente funciona na Funet, na Rua General Rondon, 2.195, Jardim La Salle. Às 15h, a comitiva segue para conhecer as instalações do Hospital Regional na Avenida União, 751, Vila Becker. Depois, haverá uma reunião técnica fechada com os gestores municipais, técnicos da Ebserh e da Universidade Federal do Paraná no Museu Willy Barth.

Viabilidade

Segundo o ministro, o objetivo buscar uma solução que viabilize o quanto antes o início do atendimento. “Estão todos empenhados em busca de uma alternativa. Conversamos toda semana com a Ebserh, estivemos com o ministro da Educação [José Mendonça Bezerra Filho], que também deverá vir a Toledo em breve. Queremos que a Ebserh assuma a gestão do hospital, contrate pessoal em parceira com a Universidade Federal do Paraná e conduza a operacionalização, assim como ocorre com o Hospital das Clínicas de Curitiba, que é um hospital federal do curso de Medicina da UFPR. Se ainda assim não for possível, partiremos para outro modelo de gestão”, afirmou Barros.

A reunião de hoje não será definitiva e servirá para levantar dados técnicos que serão levados a Brasília para novas discussões e debates em busca de uma solução para o problema.