Cotidiano

Ministro vê com otimismo a saída dos EUA da TPP

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou que a saída dos Estados Unidos do acordo comercial Parceria Transpacífico (TPP) pode gerar benefícios para o agronegócio brasileiro mas, também, é motivo de certa apreensão para as negociações internacionais. Ele esteve, nesta quarta-feira, numa cerimônia de posse de 70 servidores públicos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

– É uma grande chance para o Brasil avançar no comércio exterior, mas, ao mesmo tempo, a maior economia do mundo está se fechando e isso é uma preocupação. No entanto, entendemos que podemos usar as medidas protecionistas do governo americano como oportunidade. É fazer do limão uma limonada.

Em relação às expectativas de resultados do INPI, o ministro espera a cada ano. De acordo com dados do instituto, houve um aumento de quase 10 mil patentes e 6 mil marcas concedidas no ano passado em relação a 2015.

– Eu estou otimista, porque o INPI precisa de muito mais. O ingresso desses profissionais já vai ajudar bastante.

O INPI é responsável, entre outros serviços, pelo registro de marcas, concessões de patentes e inscrições de contratos de franquia.