Esportes

Ministro reconhece que Rússia tem 1% de chance de competir na Rio-2016

Russian Doping-G8U2QOQJG.1.jpg

O ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, reconhece que as chances de o atletismo do país ser liberado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro são bem pequenas. Em entrevista à agência de notícias russa TASS, Mutko acredita que o país tem 1% de possibilidade de viajar para o Brasil em agosto.

– Não gosto de traçar planos diante de um cenário negativo. A equipe de atletismo vinha se preparando e no dia 28 de julho disputará o seu próprio torneio. No entanto, eu daria 1% de chance (de eles serem permitidos a viajar para o Rio).

Neste domingo, o COI terá uma reunião em que deve tomar uma decisão sobre o caso da Rússia, cuja equipe de atletismo teve o banimento da Rio-2016 confirmado nesta semana por uma decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS). A decisão deixou atletas campeões olímpicos e mundiais, como Yelena Isinbayeva, e Sergey Shubenkov indignados.

A tendência, porém, é que o COI mantenha a barração ao atletismo do país. O que ainda pode acontecer é a Rússia receber uma punição ainda mais dura e toda a equipe olímpica ser proibida de participar dos Jogos. Isso tiraria uma série de campeões mundiais e medalhistas olímpicos da Rio-2016. Nesta semana, um relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) acusou a Rússia de ter um esquema sistemático de doping em diversos esportes. Depois disso, a Wada pediu o banimento da Rússia da Rio-2016.

– Estamos aguardando a decisão de amanhã do COI. o objetivo do COI é a união através do esporte. O argumento da responsabilidada coletiva não devia ser usado para considerar a participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos – afirmou Mutko.

Mesmo que os atletas sejam liberados, Mutko não poderá viajar para o Rio. Por ser considerado um dos principais elementos do esquema de doping organizado pela Rússia, o ministro foi proibido de ter acesso aos Jogos.