Policial

Ministro Jungmann visita hoje “rota do tráfico e contrabando”

Cascavel – O ministro extraordinário de Segurança Pública, Raul Jungmann, vem a Cascavel hoje para inaugurar o novo posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-277. A visita é de grande expectativa a uma região considerada importante rota do contrabando e do tráfico de drogas e armas que abastecem o crime organizado brasileiro.

Uma das polêmicas envolvendo a região de fronteira é justamente a falta de efetivo das polícias federais. De acordo com a própria PRF, o déficit nacional é de 2.961 policiais. São 10.137 agentes em atividade, embora haja 13.098 vagas.

O cenário se repete na Polícia Federal. Apenas na região de fronteira, considerando o eixo Guaíra a Foz do Iguaçu, incluindo Cascavel, são necessários pelo menos mais mil agentes para fazer a segurança. Quatro vezes mais do que há hoje. Faltam também delegados: são apenas 900 profissionais no País e deveriam ser 1.500.

O ministro reconhece a deficiência na estrutura e anunciou concurso para contratação de mil policiais, sendo metade para cada corporação. Contudo, não há prazo para que esses agentes cheguem a campo.

A expectativa hoje é de que Jungmann fale sobre o abandono da fronteira mais importante do País e se há e quais são as ações previstas para essa região.

Escoltado

O ministro Raul Jungmann chega a Foz do Iguaçu e vem a Cascavel de helicóptero, estreando o heliponto construído no novo posto da PRF. Ele será escoltado por agentes da Polícia Federal. A chegada está prevista para as 10h.