Cotidiano

Ministro ganha boneca inflável de empresários e causa polêmica no Chile

Chile Inflatable Doll ScandalSANTIAGO ? O ministro da Economia do Chile, Luis Felipe Céspedes, recebeu de presente de um grupo de exportadores uma boneca inflável, o que provocou indignação no país.

A boneca nua da Associação de Exportadores de Manufaturas e Serviços (Asexma) ? que todos os anos dá presentes curiosos a ministros ? carregava um cartão na boca com a mensagem: ?para estimular a economia?.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, escreveu em seu Twitter nesta quarta-feira que “o ocorrido na ceia de Natal organizada pela Asexma não pode ser tolerado”.

“A luta pelo respeito à mulher tem sido um princípio em meus dois governos”, assegurou a presidente.

O ministro Céspedes, que recebeu o presente com um sorriso, pediu desculpas.

? Me pegou de surpresa e minha reação não foi adequada ? declarou à imprensa.

O presidente da Asexma, Roberto Fantuzzi, também tentou se redimir:

? Tenho mulher, filhas e netas, jamais teria intenção de provocar violência contra a mulher.

Em um país que pretende enfrentar um machismo profundamente arraigado na cultura popular, a brincadeira gerou indignação.

O Movimento pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos (Miles) chamou de sexista e misógino o “espetáculo com a boneca inflável”.

“A Asexma entregou a boneca ao ministro porque a seu juízo, a economia é como as mulheres, que precisam ser estimuladas”, declarou o Miles, indignado com o “sorriso de orelha a orelha” do ministro ao receber o presente.

Como em outros países da América Latina, o Chile tem registrado várias manifestações nos últimos meses para protestar contra a violência machista.

Segundo organizações de defesa das mulheres, quase 50 chilenas foram assassinadas e mais de cem sofreram ataques graves em 2016.