Cotidiano

Ministro e governador são aguardados para festa

Toledo – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi e o governador do Paraná, Beto Richa, são aguardados neste domingo em Toledo, para participar da 44ª Festa Nacional do Porco no Rolete. A expectativa da comissão central organizadora é a de levar 30 mil pessoas ao Clube Caça e Pesca de Toledo.

O prefeito de Toledo, Lucio De Marchi, maior incentivador do evento, reiterou o compromisso de assegurar, pelos próximos três anos, o apoio financeiro da ordem de R$ 90 mil, anualmente, para a organização da festa. “A suinocultura responde por 42% da participação econômica do Município no bolo do Estado, temos um milhão de suínos alojados e a atividade é uma das mais importantes no setor agropecuário, contribuindo para o desenvolvimento da economia de Toledo”, destacou o prefeito. A 44ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete espera reunir um público estimado em, pelo menos, 30 mil pessoas em um único dia, neste domingo, incluindo visitantes de várias partes do país e até da Argentina, Paraguai e outras regiões do exterior.

A Festa do Porco no Rolete é motivo de inspiração, ainda, para a realização de várias festas no interior, com diferentes pratos típicos, valorizando e divulgando a economia local e fortalecendo o turismo gastronômico no município. São cerca de 20 festas gastronômicas, que estimulam o convívio em sociedade, fortalecem as comunidades do interior e atraem visitantes de várias partes da região e até do país. “A Festa do Porco no Rolete é a festa mãe das demais festas do interior”, comentou Lucio. No próprio Clube de Caça e Pesca vai ocorrer, dia 10 de dezembro, a 18ª. Festa do Costelão.