Cotidiano

Ministro do Trabalho garante que não vai mexer nos direitos trabalhistas

SÃO PAULO — O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB-RS), garantiu na manhã desta sexta-feira que o governo em exercício não mexerá nos direitos trabalhistas. Durante visita à sede da Força Sindical, em São Paulo, Nogueira afirmou que vai trabalhar para “aprimorar o diálogo, que não deve ser excludente ou seletivo”.

— Temos de pacificar o país para reverter o quadro de desemprego — disse ele, que no início da tarde irá à sede da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). — O governo não vai mexer nos direitos dos trabalhadores. Como disse o presidente Michel Temer no dia da nossa posse, direito não se revoga, mas se aprimora.

Ele evitou, porém, falar sobre mudanças na Previdência e a ideia de alteração da idade mínima para aposentadoria, já defendida pelo ministro Henrique Meirelles (Fazenda), justificando que “há um grupo de trabalho estudando neste sentido”. Mas garantiu que as centrais sindicais serão as “protagonistas das eventuais propostas de mudança”.

— A orientação do presidente Temer é que seja construída uma proposta de diálogo, sem imposições, com os setores que possam vir a ser impactados por mudanças na Previdência — comentou.

Ele também garantiu que todos os programas de preservação do emprego (como o PPE) e de qualificação de mão de obra serão aprimorados.

Diálogo

O ministro está inaugurando hoje uma agenda de visitas a todas as centrais sindicais. À tarde ele visita a CSB e, na terça-feira, vai à União Geral dos Trabalhadores (UGT). Não há reunião apenas na Central Única dos Trabalhadores (CUT), por enquanto.

Na última quarta-feira, Nogueira se reuniu, em Brasília, com Ricardo Patah, presidente da UGT. O sindicalistas saiu animado do encontro e disse ao GLOBO que a impressão era de que o compromisso principal do novo ministro era o diálogo.

— Depois dessa reunião, entendemos que ele quer ouvir as centrais sindicais e não simplesmente apresentar uma proposta — afirmou Patah.