Cotidiano

Ministro do STJ manda soltar prefeita de Ribeirão Preto

BRASÍLIA ? O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ ) Sebastião Reis Júnior mandou soltar a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, presa pela Polícia Federal acusada de chefiar um esquema que desviou R$ 45 milhões dos cofres públicos do município. O ministro substituiu a prisão por medidas cautelares.

A prefeita é acusada de associação criminosa, peculato e corrupção passiva. Dárcy Vera, que também teve os bens bloqueados pela Justiça, foi alvo da segunda fase da chamada Operação Sevandija, no início de dezembro, que apura desvio de R$ 203 milhões da prefeitura. Ela também foi afastada da prefeitura.

O ministro Sebastião Reis Júnior entendeu que o afastamento da prefeita do cargo interrompe a atuação do grupo e impede que os crimes sejam cometidos de novo. Para ele, a indisponibilidade de bens da prefeita serve de garantia do ressarcimento dos danos eventualmente causados.

Por isso, o ministro atendeu ao pedido da defesa a mandou soltar a prefeita, que está presa na Penitenciária Feminina de Tremembé (SP). Apesar de ser solta, a prefeita não poderá ter acesso à administração ou a órgãos do município, nem poderá manter contato com outros réus.