Cotidiano

Ministro do STF autoriza Moro a conceder prisão domiciliar a Pedro Corrêa

BRASÍLIA ? O ministro Luís Roberto Barroso, relator dos processos do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) vá para a prisão domiciliar. Condenado no mensalão, ele se encontra atrás das grades atualmente em razão da Operação Lava-Jato. O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava-Jato na primeira instância, concorda com o pedido, mas entendeu que era necessário ter primeiramente uma posição favorável de Barroso para poder soltar Corrêa.

O ex-deputado está preso no Paraná, mas alegou motivos de saúde para ficar em casa. Ele já firmou um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), que ainda está pendente de homologação no STF.

“Diante da necessidade da cirurgia na coluna, é o caso de autorizar o procedimento e, diante do risco na permanência na prisão com a saúde frágil durante o pós operatório, deferir o benefício da prisão domiciliar por cinco dias antes do procedimento cirúrgico e por trinta dias após o procedimento cirúrgico, com o monitoramento por tornozeleira eletrônica”, escreveu Moro em ofício ao STF.

Barroso concordou, lembrando que Corrêa é idoso e apresenta estado de saúde delicado. Antes dele, o próprio Ministério Público Federal (MPF) se manifestou favoravelmente ao pedido. “Nessas condições, também não vejo razão para indeferir a pretensão da defesa, desde que observadas as condicionantes fixadas pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR”, decidiu Barroso, numa referência à vara comandada por Moro.