Cotidiano

Ministro do Interior francês é nomeado primeiro-ministro do país

PARIS ? Bernard Cazeneuve, atual ministro do Interior da França, vai substituir Manuel Valls como novo primeiro-ministro do país, informou na terça-feira o gabinete do presidente François Hollande.

?Ele é uma personalidade forte, com experiência de assuntos do Estado?, disse uma fonte na comitiva do presidente, comentando a nomeação. Cazeneuve, de 53 anos, é um aliado próximo de Hollande e tornou-se uma figura popular na política francesa nos últimos dois anos como o campeão da luta contra o extremismo islâmico em seu papel de ministro do Interior.

Nesta terça-feira, Manuel Valls apresentou sua renúncia ao cargo para ser candidato nas eleições presidenciais da França. A decisão do premier foi anunciada feita na segunda-feira.

? Sim, sou candidato à Presidência da República ? disse Valls a apoiadores. ? As primárias que se iniciam são um meio formidável de recriar a unidade.

Valls é aliado do presidente Hollande e favorito para liderar socialistas na disputa contra o candidato de centro-direita, François Fillon, e Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional (FN).