Cotidiano

Ministro do Desenvolvimento recua e diz a Temer que quer ficar no governo

28329071050_78319e77c9_z.jpgBRASÍLIA – Após causar mal-estar no Palácio do Planalto ao declarar que não pretende permanecer no governo caso as reformas urgentes, como a trabalhista e a previdenciária, não sejam aprovadas até o primeiro semestre do próximo ano, o ministro do Desenvolvimento, pastor Marcos Pereira, recuou e telefonou na terça-feira ao presidente interino Michel Temer para dar explicações.

No telefonema, Marcos Pereira alegou que sua fala foi mal interpretada e disse que pretende permanecer no governo. Segundo relatos, Temer minimizou o episódio e disse que não havia problemas com o ministro.

Como O GLOBO mostrou, o desempenho do ministro é considerado insuficiente por auxiliares do presidente interino, mas há um cuidado para que a relação com seu partido, o PRB, continue afinada. Além de ter 22 deputados, o PRB exerce influência sobre um contingente de milhões de potenciais apoiadores ligados à Igreja Universal.

? A relação com o PRB está boa. O governo compreende que estas reformas são necessárias. O que ele apoia, o governo também apoia ? afirmou um interlocutor de Temer.

A fala do ministro ocorreu na segunda-feira, durante palestra na Associação Comercial de São Paulo. Pereira também disse que o governo precisa ter coragem para fazer e defender as reformas e que, se não aprovar até o primeiro semestre do próximo ano, não vai aprovar nesse governo.

? Já disse para o presidente e para outros empresários pelo Brasil afora: se não avançar e se eu perceber que não vai avançar, não tenho intenção e não tenho disposição para continuar no governo. Fui para ajudar o país. Se eu perceber que não vai avançar, volto para meu escritório de advocacia, que está de portas abertas.