Cotidiano

Ministro das Finanças japonês se diz muito preocupado com alta do ien

TÓQUIO – O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, disparou um alerta contra a recente alta do ien, dizendo que está muito preocupado com os movimentos ?unilaterais, rápidos e especulativos? da moeda e que responderá urgentemente se necessário ? uma indicação de uma possível intervenção no mercado.

A declaração foi dada no momento em que o iene avança de forma generalizada depois que o banco central do Japão manteve a política monetária na quinta-feira, apesar de o mercado temer uma turbulência global se o Reino Unido votar pela saída da União Europeia no referendo do dia 23 de junho.

Autoridades do Ministério das Finanças, do banco central japonês e da Agência de Serviços Financeiros se reuniram para discutir os mercados financeiros. Eles não debateram planos de contingência para conter problemas no mercado no caso de uma saída do Reino Unido da UE.

A autoridade máxima do câmbio no Japão, Masatsugu Asakawa, disse a jornalistas depois do encontro que as autoridades concordaram que a volatilidade no mercado cambial estava aumentando e que eles deveriam se atentar a isso.

? Estabilidade nas moedas é extremamente importante. Nós vamos coordenar isso de perto com outros países ? disse Aso, acrescentando que está observando o mercado com um senso de urgência para impedir que movimentos especulativos persistam.