Cotidiano

Ministro das Finanças chinês vê aumento de incerteza do mercado com Brexit

257638882_1-3.jpg

PEQUIM – Legisladores e economistas chineses manifestaram preocupação sobre a saída do Reino Unido da União Europeia neste domingo. O ministro das Finanças da China, Lou Jiwei afirmou que o processo elevou a incerteza no mercado financeiro, apesar de uma expectativa de impacto limitado sobre a economia do país.

brexit_2606

A decisão ?lança uma sombra sobre a economia global. As repercussões vão emergir durante os próximos cinco a dez anos?, disse Jiwei no primeiro encontro anual do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura em Pequim.

? É difícil prever agora ? disse a autoridade. ? A reação instintiva do mercado é provavelmente um pouco exagerada e precisa se acalmar e tomar uma visão objetiva.

As Bolsas acionária pelo mundo despencaram após o resultado do referendo britânico, e a libra atingiu seu menor valor desde 1985 frente ao dólar.

As declarações de Jiwei foram apoiadas pelo chefe do principal órgão de planejamento econômico da China e outros economistas no Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) na cidade de Tianjin.

? Para as empresas chinesas que vão investir ou continuar fusões, os empresários são mais esperto que eu, e provavelmente esperarão para ver ? afirmou Shaoshi, presidente da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, no WEF neste domingo. ? O incidente do Brexit afetará a economia chinesa através do investimento, comércio e capital, mas acredito que o impacto não será grande, e departamentos de governo relevantes prepararam planos de contingência.

Huang Yiping, professor na Peking University e integrante do comitê de política monetária do Banco Central chinês, afirmou que é difícil julgar o impacto direto do referendo na economia chinesa.

? Se (o Brexit) é um marco importante em termos de reversão da globalização, acho que é muito ruim para o mundo, muito ruim para a China ? disse o acadêmico.

Li Daokui, professor da Universidade de Tsingua e ex-consultor do BC da China, se mostrou mais otimista sobre os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia para a segunda maior economia do mundo.

? A China é provavelmente uma das economias menos impactada no mundo pelo acontecimento do Brexit ? disse Daokui em conferência no Fórum. ? O impacto de curto prazo acho que poder ser na taxa de câmbio do yuan. Mas acho que dentro de algumas sessões de mercado a situação será rapidamente controlada.

Michael Falcon, diretor executivo de gerenciamento de investimento global para a região Ásia-Pacífico do banco americano JP Morgan, afirmou que espera mais volatilidade no mercado, mas duvida que o referendo fará descarrilhar uma recuperação global:

? É um choque, não uma crise, e até agora os mercados pareceram lidar bem ? disse o economista em participação no WEF.