Cotidiano

Ministro das Cidades revoga protaria de Dilma que autorizava ampliação do Minha Casa Minha Vida

201602191609220262.jpgBRASÍLIA – O ministro das Cidades, Bruno Araújo, revogou nesta terça-feira a contração de 13 mil novas unidades do Minha Casa Minha Vida, da modalidade ?entidades?, na qual as famílias se organizam em uma associação. A ampliação do programa foi anunciada pela presidente afastada Dilma Rousseff, antes da votação do processo de impeachment no Senado. As informações são da ?Agência Brasil?.

Dilma-Temer-gastos-cortes

O Ministério das Cidades disse por meio de nota que a revogação da portaria é uma medida de cautela, pois as autorizações foram assinadas e publicadas nos últimos dias do governo anterior e sem os recursos necessários para o atendimento.

?A partir de agora, as equipes técnicas da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades vão analisar e analisar e discutir o modelo de habilitação na modalidade entidades?.

A medida foi criticada pelo MTST. Em nota, o movimento disse que organizará ?mobilizações contundentes? nos próximos dias em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e várias capitais contra o que classificou como ?sequestro dos recursos da moradia popular pelos que também usurparam o comando do Estado brasileiro?.

No discurso de posse, no último dia 12, Temer garantiu que seu governo manterá programas sociais, mas com gestão ?aprimorada?.

– O Bolsa Família, o Pronatec, o Fies, o Prouni, o Minha Casa Minha Vida, entre outros, são projetos que deram certo, e, portanto, terão sua gestão aprimorada. Aliás, aqui mais do que nunca, nós precisamos acabar com um hábito que existe no Brasil, em que assumindo outrem o governo, você tem que excluir o que foi feito. Ao contrário, você tem que prestigiar aquilo que deu certo, completá-los, aprimorá-los e insertar outros programas que sejam úteis para o País. Eu expresso, portanto, nosso compromisso com essas reformas – disse o presidente.