Cotidiano

Ministro da Segurança Pública e autoridades acompanham desmobilização da Operação Ágata Graal

O Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o Chefe do Estado- Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, e o Chefe de Operações Conjuntas, do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, visitam nesta sexta-feira (28), as cidades de Cascavel e Guaíra, no Paraná, com o objetivo de conhecer os resultados obtidos na Operação Ágata Graal.

A atividade foi realizada pelo Ministério da Defesa, nos dias 24 e 25 de setembro, ao longo da faixa de 3.500 km de fronteira dos estados de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC).

A Operação Ágata Graal englobou vigilância do espaço aéreo, ações de bloqueio de estradas e patrulhas terrestres, além de patrulhamentos fluviais. Em ação conjunta, a Força Aérea Brasileira, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e órgãos de segurança pública e de investigação testaram as estruturas em diversos níveis de comando e controle, visando ao combate a crimes ambientais e ilícitos nacionais e transnacionais, como narcotráfico, contrabando de armas e munições.

Sob a responsabilidade do Ministério da Defesa e com coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, a Operação Ágata Graal integra o Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal.

A atividade contou com a participação de mais de 3 mil militares e civis, 30 aeronaves, 15 embarcações fluviais e 20 blindados, dentre outros veículos terrestres. A sede das operações ficou em Cascavel, sob o Comando do Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich. Esta foi a primeira vez que a Força Aérea Brasileira comandou uma Operação Conjunta com as três Forças Armadas, além dos órgãos de segurança pública e de investigação.