Cotidiano

Ministro da Justiça se reunirá com secretários de segurança de todos os estados para discutir presídios

63638454_Brazil%27s Justice Minister Alexandre de Mores arrives to give a press conference at the.jpgBRASÍLIA ? O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, vai se reunir no dia 17, em Brasília, com secretários de Assuntos Penitenciários e de Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal para tentar encontrar soluções imediatas para a crise nos presídios brasileiros. Até a reunião, os estados vão produzir relatórios com a real situação em cada local. Também serão discutidas a implantação de medidas previstas no Plano Nacional de Segurança, principalmente a criação dos 27 núcleos de inteligência e o cronograma de execução dos recursos federais liberados no final do ano passado.

A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou que, desde a semana passada, a pasta está em permanente contato com as secretarias estaduais, trocando dados e informações importantes sobre os presídios. A reunião foi acertada entre o ministro e os presidentes dos Colégios de Secretários de Justiça e Assuntos Penitenciários, Lourival Gomes (SP) e de Segurança Pública, Jeferson Portela (MA).

Na próxima terça-feira, Moraes vai se encontrar com o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, para discutir a situação do sistema carcerário do estado, onde morrarem ao menos 65 detentos na última semana.