Cotidiano

Ministro da Justiça reunirá setores de inteligência para prevenir ataques terroristas

RIO – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, afirmou nesta sexta-feira que vai reunir todas os setores de inteligência, as Forças Armadas e as policiais Federal e Rodoviária Federal para a prevenção de qualquer ataque terrorista durante a Olimpíada. Durante encontro para assinatura de compromisso para fomentar o uso no Brasil das vias extrajudiciais de solução de conflitos, no Rio, ele também garantiu que vai liberar verbas para o pagamento do salário dos policiais e do RAS, que estão atrasados.

Na quinta-feira, a 49 dias dos Jogos Olímpicos, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou a informação de que pessoas ligadas ao Estado Islâmico criaram um grupo para trocar mensagens em português, através de um aplicativo de celular. O órgão emitiu nota afirmando que a abertura dessa nova frente de difusão de informações, voltadas à doutrinação extremista, “amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros”.

O grupo é chamado Nashir Português, o mesmo nome do canal criado pelos extremistas há cerca de 15 dias, com o objetivo de arregimentar brasileiros para a causa jihadista. Uma estratégia análoga à da Nashir News Agency, usada pelo EI para divulgar manifestos e fazer propaganda. Os integrantes do grupo, que se comunica em português, já estariam sendo monitorados pela Abin. Eles têm usado o aplicativo Telegram.

Há dois meses, a Abin divulgou um relatório sobre uma possível ameaça terrorista durante os Jogos. A Polícia Federal de Santa Catarina chegou a investigar um suspeito, em Chapecó, por ele ter recebido treinamento na Síria.