Cotidiano

Ministro da Justiça diz que líderes de massacre serão identificados até o final da semana

MANAUS ? O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, visitou na manhã desta terça-feira o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, onde ocorreu o massacre de 56 detentos. Segundo o ministro, a situação na prisão é considerada normal e as investigações para identificar os líderes do episódio devem ser divulgadas até o fim da semana.

? As alas do Compaj já estão limpas e vazias. Por lá as coisas estão normais. Agora o foco é as investigações que já começaram. Conversei com o delegado responsável pelas investigações e já coloquei a Polícia Federal à disposição para ajudar no que for preciso. E ele (delegado) me disse que até o fim da semana eles devem passa os nomes dos líderes das facções para que eles sejam transferidos ? disse o ministro, que também visitou a ala feminina.

Após a visita, Moraes dirigiu-se à sede da Defensoria Pública do Estado, onde reuniu-se com o defensor público geral em exercício, Antonio Cavalcante. Ficou definido o apoio do Ministério da Justiça para criação de uma força-tarefa para assistência jurídica nas unidades prisionais de Manaus e de uma Central de Atendimento das Famílias Vítimas do Massacre.

? Tivemos uma reunião bem proveitosa e fizemos uma análise de todas as propostas para que episódios como esse não aconteçam mais. Eu creio que existe um processo de evolução de se controlar melhor os presídios e, como houve a liberação desse dinheiro, os presídios serão dotados de equipamentos para melhorar o sistema ? destacou Antonio Cavalcante.