Cotidiano

Ministro da Justiça diz que haverá nova fase da Lava-Jato

2016 924948756-2016 924853291-201607211920448738.jpg_20160721.jpg_20160722.jpgBRASÍLIA ? Em um encontro com representantes do Movimento Brasil Limpo (MBL), em Ribeirão Preto (SP), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, sugeriu que esta semana haverá uma nova fase da Operação Lava-Jato, segundo o jornal ?Estado de São Paulo? em sua edição online deste domingo. De acordo com a reportagem, o ministro aproveitou o encontro de hoje para também elogiar a Lava-Jato e afirmar que a investigação conta com o ?apoio total à Polícia Federal?. lava-jato 2509

? Teve a semana passada (operação) e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim ? disse o ministro, segundo o ?Estadão”.

O ministro rebateu acusações de que tenha havido exagero na prisão, depois revogada, do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, nesta semana, quando ele acompanhava uma cirurgia da esposa. Para o ministro, a PF só cumpriu um mandado judicial e atuou de forma “absolutamente discreta” para deter Mantega no hospital:

?A prisão só foi revogada por um fato superveniente (posterior), desconhecido da polícia, Ministério Público e Judiciário, um fato humanitário, o que não leva a nenhum descrédito toda a operação e aquele momento da prisão.

O ministro comentou também a tentativa da Câmara de aprovar um projeto para anistiar a criminalização do caixa dois em campanhas eleitorais:

?O que nós defendemos é punir mais forte o caixa dois. Temos de tirar essa prática nociva da política nacional porque, com isso, vamos tirar também os políticos que usam essa pratica para se reeleger ? emendou o ministro.