Cotidiano

Ministro da Justiça diz que Força Nacional de Segurança contará com 7 mil homens

2016 945851147-201610181604312196.jpg_20161018.jpgSÃO PAULO – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, disse na tarde desta sexta-feira que a Força Nacional de Segurança deverá contar com 7 mil homens já a partir do começo do ano que vem, contra a média de cerca de 1 mil policiais usados atualmente. O objetivo é combater a violência nos estados e no Distrito Federal, mas o ministro declarou que não foram estabelecidas ainda metas para redução de crimes.

Força Nacional

A proposta será incluída no novo Plano de Segurança Nacional, que deverá ser apresentado até o final do mês ao presidente Michel Temer (PMDB). O reforço na Força Nacional será feito principalmente com a contratação de policiais inativos, a exemplo do que foi feito durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro . O novo plano prevê também a alteração da estrutura do Ministério da Justiça.

– Estou criando no Ministério da Justiça, dentro da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Departamento de Polícia Judiciária e Perícias para que possamos avançar mais, principalmente na investigação de homicídios – disse o ministro.

Além de mais homens, Moraes afirmou que o combate ao crime terá recursos para ações de curto prazo que somam R$ 1,4 bi, que poderá ser usado em 2017 para compra de armamento, viaturas e equipamentos. Neste ano, segundo o ministro, esse gasto ficou em R$ 400 milhões.

As propostas foram apresentadas ontem durante reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil, que conta com representantes dos estados e do Distrito Federal. O encontro aconteceu na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, em São Paulo.