Cotidiano

Ministro da Justiça diz que existência de gravações de Calero ainda é investigada

SÃO PAULO – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, afirmou que o órgão investiga a existência de gravações que teriam sido feitas pelo ex-ministro Marcelo Calero (Cultura) em conversas com membros do governo sobre a suposta pressão para que fossem liberadas obras de um prédio em Salvador que tinham sido embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em entrevista na noite desta sexta-feira, ele repetiu ao longo de 3min a palavra “boato” pelo menos cinco vezes para se referir as supostas gravações envolvendo o ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).

?Nós estamos analisando e verificando se esses boatos são verdadeiros, se há gravações. O próprio ex-ministro Calero emitiu uma nota (sobre o caso). Ele não deixou claro se havia ou não gravação. Então, vamos averiguar se há gravação. Primeiro ponto é: houve ou não? Segundo: se houve, de quem? Terceiro: o que fala e o que há gravado? A partir daí, vamos analisar. Antes disso, é uma especulação muito grande.

Moraes, que esteve em São Paulo em uma reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais para discutir o novo Plano Nacional de Segurança, não quis comentar a hipótese de Calero ter feito as gravações . Ele disse que, enquanto não houver decisão da Procuradoria Geral da República sobre a eventual abertura de inquérito para apurar as denúncias de do ex-ministro, o caso ficará parado na Polícia Federal.