Cotidiano

Ministro da Fazenda anuncia ajuda financeira ao Rio

RIO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informou no fim da tarde desta segunda-feira que o governo vai anunciar ainda nesta segunda-feira uma ajuda adicional ao Rio de Janeiro em função da gravidade do quadro fiscal do estado e da necessidade de se obter recursos para honrar despesas importantes às vésperas da Olimpíada. Meirelles afirmou que os demais governadores entenderam a situação, indicando que não devem seguir o mesmo caminho e pedir uma transferência direta de recursos para União. Crise – 20/06

– Vamos agora sentar com o governador Francisco Dornelles para finalizar a questão do Rio e o equacionamento da Olimpíada. Os estados entenderam e foram solidários – afirmou.

A expectativa é que a ajuda ao Rio seja de R$ 3 bilhões para diversas destinações, incluindo R$ 1 bilhão para o metrô, na forma de empréstimo do BNDES. Desde 2015, o Estado tem tentado viabilizar o crédito com o banco, mas as garantias apresentadas são consideradas frágeis.

governo do Rio decretou na sexta-feira estado de calamidade pública, o que em tese abre espaço para novos níveis de endividamento e remanejamento das receitas estaduais.

Mais cedo, durante a reunião entre o presidente Michel Temer e os governadores, foi oferecida uma nova proposta para a renegociação das dívidas com a União, diferente da apresentada pelo Tesouro Nacional aos secretários de Fazenda pela manhã. O novo desenho prevê uma carência de seis meses do valor total das parcelas e, após isso, o desconto decresceria pelos próximos 18 meses, 10% a cada dois meses.

Em publicação no Twitter, o presidente interino Michel Temer confirmou os termos do pacto com estados e que as cinco linhas de crédito do BNDES serão mantidas. Até dezembro, haverá carência aos estados. Além disso, a limitação de gastos públicos dos estados será incluída na proposta de emenda constitucional (PEC) que impõe teto aos gastos públicos e foi enviada à Câmara na semana passada.

LEIA MAIS:

Paes diz que estado de calamidade não tem relação com Olimpíada

Estado de calamidade exclui ameaça às instalações esportivas

Governo quer dar Bilhete Único apenas a isentos de IR

Ilha de Brocoió tem casarão tombado, mas que se deteriora sem os cuidados

Corte de despesas na Justiça gera polêmica entre magistrados

Estado estuda parcelar salários dos servidores

?Calendário do 1º semestre da Uerj está totalmente comprometido?, diz reitor

Despesas do estado com servidores requisitados triplicaram

Inadimplência do estado ameaça conclusão de obras do metrô para os Jogos