Cotidiano

Ministro da defesa é exonerado do cargo por um dia

BRASÍLIA – O presidente da Câmara e presidente interino da República, Rodrigo Maia, exonerou nesta terça-feira o ministro da Defesa, Raul Jungmann, para que ele retorne por um dia ao cargo de suplente de deputado e não perca a vaga na Casa, segundo o Planalto. Jungmann (PPS-PE) é suplente do também ministro Mendonça Filho, da Educação. A exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

De acordo com nota do Palácio do Planalto, a exoneração foi feita porque, “caso contrário, o ministro Raul Jungmann perderia a vaga de suplente do deputado federal Mendonça Filho”. Jungmann voltará à pasta nesta quarta-feira.

De acordo com o regimento interno da Câmara, quando um deputado federal estiver ocupando um cargo de ministro, seu suplente será convocado caso esse período passe de 120 dias, para evitar perda de mandato. Mendonça é ministro da Educação há mais de quatro meses, desde o começo do governo interino de Michel Temer.

Na semana passada, com vistas a obter mais votos para o governo no primeiro turno da proposta de emenda à Constituição que limita o crescimento dos gastos públicos na Câmara, Michel Temer havia exonerado três ministros para retornar por um dia ao mandato de deputados: Bruno Araújo (PSDB-PE), das Cidades; Marx Beltrão (PMDB-AL), do Turismo; e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), de Minas e Energia. A ofensiva – que também contou com um jantar para mais de 200 deputados no Palácio da Alvorada, na véspera – ajudou o governo a aprovar a matéria na última segunda-feira, por 366 votos a 111. Eram necessários no mínimo 308.