Cotidiano

Ministro da China alerta para situação severa na economia global

G20-CHINA_TRADEXANGHAI – Em um encontro de ministros do G-20 (grupo das 19 maiores economias do mundo e a União Europeia), o ministro do comércio da China, Gao Hucheng, alertou neste sábado que a situação econômica global é ?complicada e severa? e disse que as grandes economias devem aprender a lidar com dificuldades como baixo crescimento e comércio fraco. As afirmações foram feitas durante a abertura do evento, que é realizado em Xangai, na China, em meio às incertezas provocadas pelo resultado do referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia.

? O comércio global está estremecido, o investimento internacional ainda precisa se recuperar para níveis de antes da crise financeira e a economia global ainda precisa encontrar o motor para um crescimento forte e sustentável. Nas circunstâncias atuais, a comunidade internacional espera que o G-20 mostre liderança na solução de problemas que enfrentamos e dê ímpeto para a recuperação e o crescimento ? apontou Gao Hucheng.

Em abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu sua estimativa para o crescimento da economia global pela quarta vez em um ano, de 3,4% para 3,2%, em meio à fraca demanda global e os riscos geopolíticos. Uma quinta revisão da projeção é dada como quase certa.

Já a Organização Mundial do Comércio (OMC) espera que 2016 seja o quinto ano seguido de crescimento do comércio global abaixo de 3%. Nesta sexta-feira, o diretor-geral, Roberto Azevêdo, afirmou que o comércio se mantinha lento no terceiro trimestre do ano.

De acordo com o ministro de Comércio e Indústria da África do Sul, Rob Davies, os ministros do G-20 devem concordar em um conjunto de princípios para estimular o investimento, assim como divulgar uma declaração sobre protecionismo.

? A questão mais ampla é que houve uma forte redução do crescimento do comércio. Ouvimos da OMC que a taxa ficou bem abaixo da expansão da economia, o que é bem ruim ? disse Davies.