Agronegócio

Ministro da Agricultura visita hoje o Show Rural

A Embrapa lança hoje ás 15h tecnologias na Vitrine de Tecnologias, no Show Rural com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do presidente da Embrapa, Maurício Lopes e do chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias. Serão duas cultivares de soja (BRS 433RR e BRS 511), uma cultivar de feijão (BRS FC104), a primeira tecnologia de inoculação de braquiária com Azospirillum e o aplicativo Guia InNat, que auxilia na identificação de agentes naturais para controle de pragas.

O feijão carioca BRS FC104 é a primeira cultivar superprecoce do mercado, produzida pela Embrapa. A cultivar tem ciclo abaixo de 65 dias (da semeadura à maturação dos grãos). Geralmente, uma variedade de feijão possui ciclo de 90 dias, sendo as mais precoces com ciclo em torno de 75 dias. A BRS FC104 BRS pode ser cultivada nas principais regiões produtoras de feijão no Brasil.

Já a cultivar de soja convencional BRS 511 tem como diferencial a alta produtividade associada a maior proteção contra a ferrugem da soja. É a primeira cultivar que a Embrapa coloca no mercado com a Tecnologia Shield, selo que identifica as cultivares de soja que apresentam genes de resistência à ferrugem-asiática. A nova cultivar é uma ferramenta que chega para auxiliar o manejo da ferrugem-asiática da soja, mas não dispensa o controle químico.

Outro lançamento é da soja BRS 433RR, uma soja transgênica com tolerância ao glifosato, que apresenta produtiva elevada, com estabilidade e ciclo precoce. A BRS 433RR pertence ao grupo de maturidade relativa 5.8, o que indica precocidade interessante para compor os sistemas de produção que exigem essa característica. Dessa forma, a cultivar permite o plantio de uma segunda safra nas regiões onde esse cultivo é viável. A colheita mais precoce também pode ajudar no controle de percevejos e de doenças como a ferrugem da soja, uma vez que reduz o tempo de exposição da cultura a esses problemas, no campo.

Inoculação de braquiárias

Inovação desenvolvida pela Embrapa Soja, em parceria com a empresa Total Tecnologia, promove o incremento na produção de biomassa e no conteúdo de proteína do capim braquiária, favorecendo a recuperação de pastagens degradadas, promovendo o sequestro de carbono e contribuindo para a mitigação de gases de efeito estufa. A tecnologia gerada consiste na inoculação do capim com o inoculante Azototal, primeiro produto comercial com registro para braquiárias, que contém estirpes selecionadas da bactéria Azospirillum brasilense.

Aplicativo Guia InNat

Uma das maiores dificuldades para quem pretende fazer uso de inimigos naturais para o controle de pragas nas lavouras é conseguir identificar estes agentes. Para facilitar a vida do produtor rural, pesquisadores da Embrapa Agrobiologia desenvolveram um aplicativo onde é possível acessar imagens dos agentes naturais de controle mais comuns e detalhes como tamanho, coloração e sua função na natureza. O aplicativo contempla 16 famílias de insetos e mais as aranhas. Com um smartphone em mãos, é possível fotografar um inseto na lavoura e comparar a foto com as imagens da galeria do Guia InNat.