Cotidiano

Ministro aplaudiu discurso em favor da educação física nas escola

BRASÍLIA – Na quarta-feira, na véspera do anúncio da MP do Novo Ensino Médio, a ex-atleta da seleção brasileira de vôlei Ana Moser – dos quadros da Ong Todos Pela Educação – fez um discurso numa solenidade na Câmara ressaltando a importância da Educação Física nas escolas. Na mesa da direção dos trabalhos estava o ministro da Educação, Mendonça Filho, que aplaudia a fala de Moser. Um dia depois, seu governo anunciava que a disciplina não seria obrigatória para o currículo. A atleta ficou contrariada e, nas suas redes sociais, manifestou sua opinião.

“Tirar a educação física do ensino médio é um retrocesso, voltamos à década de 80. Nada retém mais o jovem na escola do o esporte e as artes. Tirar humanas vai ajudar a dar significado à escola e à educação? Com certeza não. A escola tem que formar pessoas, não só força de trabalho”, disse Ana Moser no seu Twitter.

Na quarta, Moser contou que tem viajado para cidades do país que não têm acesso à prática esportiva nas escolas, nem estruturas, professores e que não têm visão da educação física. E falou da necessidade dessa prática para os alunos.

? O esporte é a chance de reconhecer e trabalhar o aluno de corpo inteiro. Muitas vezes, a escola tradicional só foca a cabeça; ela não foca no corpo. E essa é uma das razões de a escola, muitas vezes, não fazer sentido para muitos alunos, especialmente para aqueles que têm a expressão motora muito forte e que precisam fazer, precisam mostrar, precisam se comunicar. E nós nos comunicamos através do corpo. A escola tem que reconhecer o corpo, a educação física e o esporte são as áreas propícias para isso ? afirmou a ex-jogadora.