Cotidiano

Ministra sueca renuncia por ter sido flagrada dirigindo sob efeito de álcool

201608131002328027_AFP.jpg RIO ? Uma ministra sueca renunciou ao seu cargo após ter sido flagrada dirigindo com nível de álcool acima do permitido pela legislação local. A chefe da pasta da Educação, Aida Hadzialic, se disse profundamente arrependida por ter registrado 0,2 miligramas de álcool no sangue, a quantidade mínima para configurar um delito no país. Segundo ela, o episódio aconteceu depois que tomou vinho em um jantar na Dinamarca e acreditou que a quantidade de álcool que consumiu não fosse suficiente para impedi-la de dirigir seu carro à noite de volta à Suécia.

No entanto, ela cruzou uma fiscalização da polícia na estrada. E foi surpreendida ao ver que o exame para detectar o nível de alcool em seu sangue registrou um índice acima do permitido.

? Eu acreditei que já não estava sob os efeitos do álcool ? afirmou durante uma entrevista coletiva, em que disse estar furiosa consigo mesma e lamentar ter decepcionado muitas pessoas.

Aos 29 anos, Aida era a ministra mais jovem da História da Suécia. Ela assumiu o cargo em 2014. Seu companheiro de partido, o primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, concordou com a gravidade da situação, mas lamentou a perda da funcionária do governo.