Cotidiano

Ministra no TSE não aceita pedido de habeas corpus de Garotinho

BRASÍLIA ? A ministra Luciana Lóssia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não aceitou analisar o pedido de habeas corpus feito pelos advogados do ex-governador Anthony Garotinho, preso nesta quarta-feira. A ministra sequer analisou o mérito do pedido, sustentando que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE/RJ) ainda não analisou a questão e que só depois disso, o TSE poderia se pronunciar.

?Considerando que o presente habeas corpus fora protocolado às 13h50min, após, portanto, a provocação do TRE/RJ, inviável a apreciação do pedido formulado nos presentes autos pelo Tribunal Superior Eleitoral, sob pena de flagrante supressão de instância, até mesmo em nome da lealdade processual?, afirmou a ministra do TSE em seu despacho.

Garotinho foi preso pela manhã, no apartamento dele no Flamengo, sob a acusação de crime eleitoral. A PF cumpriu ainda mandado de busca e apreensão no imóvel.A prisão faz parte da Operação Chequinho, que investiga a ação de uma associação criminosa montada com o objetivo de fraudar as últimas eleições no município de Campos dos Goytacases, no Norte Fluminense, onde Garotinho é secretário de Governo. O município é governado pela mulher de Garotinho, a ex-governadora Rosinha Garotinho.