Cotidiano

Ministra do Interior anuncia candidatura para substituir Cameron

BRITAIN-SECURITY_SURVEILLANCE-GD42EVIIG.1.jpg

LONDRES – A ministra do Interior do Reino Unido, Theresa May, de 59 anos, anunciou sua candidatura para suceder a David Cameron como chefe de governo, em carta publicada nesta quinta-feira (horário local) no jornal “The Times”. Eurocética, ela é apontada como uma sucessora da histórica ex-premier Margaret Thatcher. cameron

“Depois do referendo da semana passada, nosso país precisa de um dirigente forte e reconhecido para superar esse período de incerteza econômica e política, e para negociar as melhores condições para a saída da União Europeia”, escreveu May. No texto, ela promete um “programa radical de reformas sociais” para “fazer do Reino Unido um país a serviço de todos”.

Durante a campanha do referendo, May, uma eurocética, decidiu permanecer fiel ao primeiro-ministro e apoiar – de forma bastante moderada – o voto pela permanência na UE. Cameron anunciou sua renúncia ao cargo, após a vitória do Brexit.

Com a eleição de David Cameron como primeiro-ministro em 2010, May foi designada ministra do Interior, cargo que mantém seis anos depois, consequência da vitória eleitoral conservadora no ano passado

O “Telegraph” a descreve “como a mulher mais importante da política nacional, graças a uma determinação feroz e à recusa em reprimir seu gosto por sapatos com estampa de pele de leopardo”, parte de um figurino sempre muito elegante.

Casada desde 1980 com Philip John May, um executivo do setor bancário, May não tem filhos, gosta de passeios e de cozinhar. Ela ganhou destaque no governo por sua linha implacável contra o crime. É protestante praticante, mas já se manifestou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os candidatos à sua sucessão pelo Partido Conservador têm até o meio-dia desta quinta-feira (30) para apresentar seu nome. O processo de escolha dos conservadores reduzirá a lista a dois nomes, que se enfrentarão numa disputa cujo resultado será revelado em 9 de setembro.

O secretário de Trabalho e Previdência, Stephen Crabb, foi o primeiro a anunciar que vai concorrer, afirmando ?não ver ninguém com uma proposta razoável para unir uma nação profundamente dividida?. O ex-secretário de Defesa Liam Fox, da ala eurocética da legenda, também afirmou que se tornará oficialmente candidato.