Cotidiano

Ministério Público faz nova denúncia contra desvios no Postalis

SÃO PAULO. O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo voltou a denunciar à Justiça quatro envolvidos no esquema de desvio de recursos no fundo de previdência dos funcionários dos Correios, o Postalis. Em denúncia apresentada à 2ª Vara Criminal da Justiça Federal na última segunda-feira, dia 8, o empresário Fabrizio Neves, sua Mulher, Laura, e a Mercedes Serruya Monteiro, são acusados de lavagem de dinheiro e fraudes fiscais.

Todos os três já haviam sido denunciados, no início de julho, pelos crimes de organização criminosa e apropriação ilegal de recursos financeiros. A cunhada de Neves, Rayanna Serruya Monteiro, que teria forjado empréstimo a ele para justificar seus ganhos patrimoniais, foi a quarta denunciada, por fraude fiscal, esta semana.

Fabrizio Neves era o dono da Atlântica Administração de Recursos, com sede em São Paulo, e era responsável pela gestão de fundos de investimentos da Postalis que foram alvo das fraudes. Segundo o MPF, Neves é ?mentor? do esquema, que consistia na venda de títulos superfaturados a esses fundos da Postalis.

O esquema teria causa perdas de mais de US$ 140 milhões (mais de R$ 450 milhões) ao fundos de previdência dos funcionários dos Correiros. Ao todo, oito pessoas haviam sido denunciadas no início de julho pela procuradora Karen Kahn, do MPF. Entre eles está o ex-presidente do Postalis, Alexej Predtechensky, e Adilson Florêncio, ex-diretor financeiro do fundo de previdência.

?Além de não fiscalizar nem impedir a movimentação irregular de recursos, ele (Predtechensky) foi destinatário de parte dos recursos desviados?, afirma o MPF. Três sócios de Fabrizio Neves também são acusados de participar no esquema.

A Justiça Federal ainda não se pronunciou se irá processar criminalmente os envolvidos na denúncia do MPF.