Cotidiano

Ministério Público do Paraná alerta população sobre mensagens eletrônicas falsas

Todas as comunicações da instituição são feitas com o final @mppr.mp.br no remetente

Ministério Público do Paraná alerta população sobre mensagens eletrônicas falsas

O Ministério Público do Paraná alerta a população sobre o envio de mensagens falsas, por e-mail, em nome da instituição, que seriam intimações judiciais enviadas em nome do MPPR.

Para que os cidadãos não sejam vítimas de eventuais golpes com esse tipo de mensagem (que pode, inclusive, conter vírus ou comunicações feitas com objetivos escusos), o MPPR esclarece que todas as comunicações da instituição são feitas com o final @mppr.mp.br no remetente.

Portanto, quem receber um e-mail identificado como sendo do Ministério Público do Paraná deve verificar se ele tem essa terminação específica, ignorando a mensagem se o endereço do remetente for outro.

Vírus

O alerta deve-se ao fato de que parte dessas mensagens busca enganar o destinatário com o intuito de contaminar computadores por vírus, que podem provocar danos ao sistema operacional, roubar informações e até mesmo sequestrar documentos, deixando-os criptografados sem possibilidade de recuperação.

Caso a pessoa abra o e-mail acidentalmente, recomenda-se que não clique em nenhum link, nem abra arquivo anexado – normalmente, o vírus é instalado no computador da vítima quando ela clica nesses links ou anexos.

Em caso de dúvida, a orientação é que as pessoas que receberem mensagens suspeitas entrem em contato com a Promotoria de Justiça de sua comarca para verificar a veracidade da mensagem.