Cotidiano

Ministério Público denuncia Taurus por venda ilegal de armas a traficante do Iêmen

RIO DE JANEIRO ? O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul informou, nesta terça-feira, que a Forjas Taurus foi denunciada pela venda ilegal de armas a um traficante internacional, conforme revelou a agência Reuters.

Em nota, os procuradores esclarecem que a denúncia contra a empresa foi feita em 10 de maio deste ano e recebida pela 11ª Vara Federal de Porto Alegre 14 dias depois, em 24 de maio.

?A denúncia foi pautada com base em investigação da Polícia Federal desde 2015, que apontou a venda ilegal de armas por parte de dois ex-executivos da marca para um traficante internacional do Iêmen?, diz a nota, acrescentando que a denúncia ainda tramita em segredo de Justiça.

O traficante internacional citado pelo MPF é o iemenita Fares Mohameed Mana?a, listado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010 como um dos maiores traficantes de armas da atualidade, responsável pela venda de armamento aos rebeldes houthis, no Iêmen, e também por armar facções radicais islâmicas na Somália.

O MPF já havia denunciado os ex-executivos da empresa Leonardo Sperry (supervisor de exportação) e Eduardo Pezzuol (gerente de exportação) pela venda de 8 mil revólveres e pistolas em 2013, um negócio de 2 milhões de dólares. Em 2015, os dos executivos trouxeram Mana?a ao Brasil, usando um passaporte falso, para visitar a fábrica, no Rio Grande do Sul, e negociar outra entrega, de 11 mil armas ? negócio abortado pela descoberta da operação pela Polícia Federal.

Inicialmente, a empresa negou que fosse parte do processo, informando que era apenas ?parte interessada? e estava colaborando com as investigações. Em comunicado ao mercado, na segunda-feira, a Taurus admitiu a existência de uma ação penal, mas mais uma vez disse que a empresa não era parte e havia suspendido o negócio ao descobrir o destino das armas negociadas por Pezzuol e Sperry.

Procurada nesta terça-feira, a empresa não se manifestou de imediato.