Cotidiano

Ministério Público de Toledo deve intervir no caso Bom Jesus

Vereadores entregam pedido à promotoria contra fechamento de hospital

Toledo – O descaso da União com a saúde pública faz com que a sociedade civil saia em busca de soluções urgentes. Na terça-feira (8), representantes da Câmara de Vereadores de Toledo, da Acamop (Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná) e da Frente Parlamentar da Saúde se reuniram na sede do Legislativo municipal para tratar da crise no Hospital Bom Jesus, que anunciou na semana passada seu descredenciamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e de qualquer outro tipo de convênio, além do fechamento de leitos de UTI.

Na reunião, o pedido de intervenção do Ministério Público foi encaminhado pelos vereadores à promotoria, a fim de garantir a continuidade dos atendimentos do hospital aos 18 municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde.

No entanto, conforme o superintendente do Bom Jesus, Thiago Stefanello, há possibilidade de que a intervenção do MP não se aplique, já que o real motivo do fechamento da unidade é exclusivamente pela falta de recursos.

Protesto

O plenário da Câmara de Vereadores de Toledo permaneceu lotado até que houvesse alguma decisão. Funcionários do Bom Jesus, familiares e a população em geral participaram da reunião, e levaram faixas e cartazes cobrando do Estado e, principalmente do governo federal, medidas que impeçam o encerramento das atividades do hospital.