Cotidiano

Ministério do Trabalho investigará incêndio em imóvel em São Paulo

SÃO PAULO – O Ministério do Trabalho vai investigar um incêndio que deixou ao menos quatro mortos na manhã desta quarta-feira em um imóvel no bairro do Belém, na Zona Leste de São Paulo. Auditores fiscais do trabalho apuram se o local abrigava uma confecção de roupas clandestina, que também servia de moradia para cerca de 20 famílias, entre brasileiras e bolivianas.

O auditor fiscal do Trabalho Renato Bignami esteve no local pela manhã e informou que a equipe do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE/SP), abriu duas linhas de investigação. A primeira delas vai apurar se o incêndio foi um acidente de trabalho. A segunda vai averiguar se havia condições análogas à escravidão no local. O proprietário da confecção ainda não foi localizado.

– Estamos confirmando se havia moradia junto com local de trabalho, jornada extenuante, inexistência de condições de segurança e saúde e pagamento aviltante. Caso positivo, é configurado o trabalho análogo ao escravo – explicou Bignami.

Em 2016, os auditores fiscais do Ministério do Trabalho realizaram quatro operações de combate ao trabalho escravo em São Paulo, nas quais foram resgatados 50 trabalhadores. Apenas uma das operações foi em uma indústria têxtil, onde havia quatro trabalhadores em situação análoga à de escravo. Desde 2010, segundo a pasta, 379 trabalhadores da indústria têxtil no estado já foram resgatados da condição análoga à escravidão.