Saúde

Ministério da Saúde recebe oferta de até 14 milhões de doses do consórcio Covax Facility

A Covax Facility é uma aliança global promovida no âmbito da OMS com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a produção de imunizantes contra a covid-19 e permitir o acesso justo e igualitário a tais produtos

Ministério da Saúde recebe oferta de até 14 milhões de doses do consórcio Covax Facility

O ministério da Saúde recebeu, neste sábado (30), carta do consórcio internacional Covax Facility informando que o Brasil receberá estimativa de 10 a 14 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19, a partir de meados de fevereiro.

A Covax Facility é uma aliança global promovida no âmbito da OMS (Organização Mundial da Saúde), e coordenada pela Aliança Gavi, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a produção de imunizantes contra a covid-19 e permitir o acesso justo e igualitário a tais produtos.

O Brasil é um dos 191 países que atualmente integram a iniciativa Covax-Facility. Com vistas a autorizar a adesão do Brasil à referida aliança, bem como assegurar os recursos necessários para sua participação, o presidente Jair Bolsonoro editou, em 24 de setembro de 2020, as medidas provisórias números 1003 e 1004.

Em seguida, o ministro de Estado da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou o Acordo de Compromisso (modalidade de Compra Opcional) com a Aliança Gavi, em 25 de setembro de 2020. Diante do imperativo de minimizar riscos e maximizar ganhos de adesão à iniciativa, o Brasil optou por contratar doses de vacinas para o equivalente a 10% da população brasileira, com distribuição de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, no total de 42,5 milhões de doses.

O governo federal reitera sua grande satisfação com os resultados exitosos da estratégia de acesso do Brasil às vacinas contra a covid-19 desenhada ao longo de 2020. Além da participação do Brasil no consórcio Covax Facility, o Governo Federal já firmou parceria com a empresa AstraZeneca e a Universidade de Oxford, por meio da Fundação Oswaldo Cruz/BioManguinhos. O governo federal ainda assegurou o acesso da população brasileira, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, à vacina resultado de parceria entre a empresa Sinovac e o Instituto Butantan.

 

Fonte: Ministério da Saúde